Da Boca Pra Fora

Este site destina-se a orientar as pessoas sobre temas de odontologia. Curiosidades, dicas e informações importantes relativas a este assuntto

12/6/06

Importância do PH da Saliva

 

O pH da saliva é de 6.8 a 7.2. Entretanto, este pH sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar, etc.

Quando o pH oscila, a saliva atua como um sistema tampão que promove o retorno do pH aos padrões ideais auxiliando na manutenção da homeostase. Esta capacidade tampão da saliva protege a boca de duas maneiras:

  • preserva o equilíbrio da microbiota bucal evitando a colonização de bactérias potencialmente nocivas.
  • neutraliza os ácidos produzidos pelos microrganismos que se fixam na placa bacteriana.

Saliva e Cárie

Os fatores protetores da saliva em relação à cárie dentária são:

  • fluxo salivar
  • velocidade do fluxo
  • concentração de íons cálcio e fosfato
  • capacidade tampão
  • sistemas antibacterianos salivar

pH Salivar e Cárie

O dente e a saliva estão sempre trocando sais minerais. Entretanto, quando a saliva se torna ácida, o esmalte dentário passa a doar mais sais minerais ao meio bucal. Assim, o dente torna-se mais suscetível à cárie.


Saliva e Tártaro

A saliva é composta de moléculas viscosas de cadeia larga. Estas moléculas se depositam nos dentes e formam uma matriz. Esta matriz viscosa proporciona uma área ideal para fixação e precipitação do fosfato de cálcio em pH alcalino.

pH Salivar e Tártaro

O excesso de sais minerais presentes numa saliva com pH básico interfere na troca equilibrada deles entre o esmalte dentário e a saliva. Esta situação propicia maior deposição de sais minerais na superfície do dente favorecendo a formação do tártaro.

Entendendo o que é o pH:

O termo pH é usado para descrever o grau de acidez ou alcalinidade (basicidade) de uma solução.

Quando moléculas de ácidos, bases ou sais inorgânicos se dissolvem na água das células do corpo, elas sofrem ionização ou dissociação, isto é, elas se dissociam em íons. A água (H2O) se dissocia em hidrogênio (H+) e hidróxido (OH-).

Um ácido é ionizado em um ou mais íons hidrogênio (H+) e em um ou mais ânions (íons negativos). Uma base, em contraste, ioniza-se em um ou mais íons hidróxido (OH-) e um ou mais cátions (íons positivos). Quando esses íons estão em proporções iguais, o pH é considerado neutro, pH=7. Um valor de pH acima de 7 indica uma solução alcalina (básica) e um pH<7 será considerado ácido.

A acidez ou a alcalinidade de uma solução é expressa em uma escala de pH que vai de 0 a 14. Essa escala de pH é baseada no número de hidrogênios livres (H+) em uma solução. Uma solução com valor 0 na escala de pH tem muitos H+ e poucos OH-. Uma solução com pH 14, em contraste, tem muitos OH- e poucos H+.

Qualquer modificação nas concentrações normais de H+ e OH- pode afetar seriamente a função de uma célula.

Embora o pH dos vários fluidos corporais possa ser diferente, os limites normais de cada um são específicos e estreitos. Mesmo sabendo-se que ácidos e bases são continuamente ingeridos em forma de comidas e bebidas, os níveis de pH dos fluidos corporais permanecem relativamente constantes por causa dos sistemas de tamponamento do corpo. Os tampões são encontrados nos fluidos corporais. Eles previnem mudanças drásticas de pH e auxiliam na manutenção da homeostase.
Os fluidos corporais devem manter um equilíbrio constante de ácidos e bases pelo fato de as reações bioquímicas que ocorrem em sistemas vivos serem extremamente sensíveis mesmo a pequenas alterações de acidez ou alcalinidade do meio. Exemplo: cárie e tártaro.

Curiosidade:
A mudança de uma unidade na escala de pH representa uma mudança de 10 vezes da concentração anterior. Ou seja, um pH de 4.5 é 10 vezes mais ácido que o pH de 5.5, 100 vezes mais ácido que o de 6.5 e 1000 vezes mais ácido que o de 7.5.

O poder tampão da saliva varia a diferentes valores de pH. O meio tampão consiste de bicarbonatos, fosfatos e proteínas, sendo o bicarbonato o mais importante!

Fonte: http://www.saliva.com.br/saliva/saliva/ph

_______________________________________________________________

Dúvidas ou Sugestões: denize.blog@terra.com.br

 

criado por denizeb    08:57:35 — Filed under: Curiosidades, Higiene Oral

No Comments »

No comments yet.

Leave a comment

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://denize.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.